.
12.09.2024
Imagine o som delicado dos bilros tocando uns nos outros, enquanto mãos ágeis e experientes tecem verdadeiras obras de arte. É assim que as rendeiras da Vila de Ponta Negra, em Natal, transformam os fios em renda, criando peças únicas e cheias de história, uma tradição secular.
Entre as casinhas coloridas e o cheiro do mar, essas mulheres dedicam suas vidas à arte da renda. Elas tecem histórias e memórias, cada peça que nasce de seus bilros carrega um pouco de sua identidade, do lugar de onde vieram e da beleza natural que as cerca. O material é feito com delicadeza e paciência, e o resultado são cangas de praia, vestidos e blusas que encantam pela riqueza de detalhes.
No estado, as rendeiras de bilro são figuras essenciais para a preservação dessa cultura e mantêm viva uma prática que carrega a história e a identidade do povo potiguar. Elas costumam trabalhar de forma coletiva, ensinando o ofício às novas gerações e garantindo que a tradição continue viva.
Valorizar esse artesanato é também valorizar as mãos habilidosas que, com paciência e dedicação, tecem a cultura e a história do Rio Grande do Norte. Quando você visita o RN e admira ou adquire uma peça de renda, está contribuindo para a perpetuação dessa prática centenária e apoiando o trabalho de mulheres incríveis.
Se você ainda não conhece essa riqueza cultural, vale a pena visitar a Vila de Ponta Negra e ver de perto o trabalho dessas mulheres incríveis. As rendas são uma parte viva da nossa história, e levá-las para casa é como guardar um pedacinho do coração do Rio Grande do Norte.
SERVIÇO
Endereço
Rendeiras da Vila- Ponto Memória POP.CULT.
Rua, Ver. Manoel Coringa de Lemos, 484, Vila de Ponta Negra, Natal - RN
Rede social
@rendeirasdavila