Você já se perguntou de onde vem o nome Rio Grande do Norte?

.

12.09.2024

...

Quando os navegadores portugueses chegaram à costa do que hoje é o Rio Grande do Norte, por volta de 1501, eles avistaram um grande rio que desaguava no mar. Esse rio, que na verdade é o Rio Potengi, impressionou tanto os exploradores que eles batizaram a região como "Rio Grande". O “do Norte” foi acrescentado depois para diferenciar do estado do Rio Grande do Sul.

O rio que segundo Cascudo significa na língua Tupi “rio dos camarões” tem uma trajetória incrível! Ele nasce lá na Serra de Santana, em Cerro Corá, no coração do Geoparque Seridó, e vai percorrendo pelas cidades de São Tomé, Barcelona, São Paulo do Potengi, São Pedro, Ielmo Marinho, São Gonçalo do Amarante e Macaíba até desaguar no oceano Atlântico, em Natal. São 176 quilômetros de história e belezas naturais que nos cercam.

Sua importância histórica e econômica, especialmente nos tempos coloniais, foi enorme. Era por suas águas que boa parte das mercadorias circulavam e também foi às suas margens que a cidade de Natal começou a se desenvolver.

O turismo por aqui também é fascinante. Quer uma dica de passeio? Que tal um tour de catamarã pelo Rio Potengi? Você pode apreciar o pôr do sol, fazer canoagem e ainda explorar a rica gastronomia local. Ah, e não se esqueça de visitar o Forte dos Reis Magos, um dos marcos históricos da nossa capital.

O Rio Grande do Norte, com sua história fascinante, guarda um nome que nos faz lembrar de sua origem ligada às águas. Ele continua sendo um símbolo da nossa cultura e história.

Interessante, não é? Agora, quando você ouvir falar do Rio Grande do Norte, já vai conhecer a curiosa história por trás do nome!