Dicas de segurança para aproveitar ao máximo os passeios no Rio Grande do Norte

31.10.2024

...

Se você está planejando explorar as maravilhas do Rio Grande do Norte, é importante ficar de olho nas normas de segurança – especialmente para passeios emocionantes, como os de buggy e os de embarcações nas águas encantadoras do estado.

Começando pelos famosos passeios de buggy, que proporcionam aventuras inesquecíveis pelas dunas de Genipabu, entre outras praias. Aqui, a segurança é prioridade! Os buggys são conduzidos por profissionais capacitados e credenciados, que passam por treinamentos rigorosos para garantir que você tenha uma experiência segura. Sempre confirme se o bugueiro possui certificação, e, durante o passeio, use o cinto de segurança e siga as orientações para evitar paradas em áreas não permitidas. E ah, você pode escolher entre um passeio “com emoção” ou “com muita emoção” – ambos são cheios de paisagens incríveis, mas a diferença está no nível de adrenalina.

No site da Setur RN você tem acesso aos bugueiros credenciados: 
https://setur.rn.gov.br/bugueiroCredenciados 

Para os passeios de barco, como as aventuras nos parrachos de Maracajaú, Rio do Fogo e Perobas, a segurança também está no centro de tudo. As embarcações precisam estar devidamente licenciadas e antes de embarcar, verifique se a empresa responsável pelo passeio é credenciada e se oferece uma explicação clara das normas de segurança. Os guias geralmente acompanham o grupo em todas as etapas, orientando sobre as áreas de nado e os cuidados com a preservação da vida marinha.

Na área dos Parrachos, a responsabilidade pelo controle das embarcações é do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema RN) por serem Unidades de Conservação (Ucs).

(Crédito de imagem/Idema RN)


Confira relação completa das 30 embarcações regularizadas: 
http://www.adcon.rn.gov.br/ACERVO/idema/DOC/DOC000000000339882.PDF 

Segundo a  Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN)  para que a embarcação seja autorizada a realizar o transporte de passageiro na atividade de turismo, é preciso verificar e fiscalizar os requisitos e itens de segurança previstos nas Normas da Autoridade Marítima correspondente a sua área de navegação (NORMAM 201 ou NORMAM 202/DPC)  as embarcações possuam, em local visível, placa contendo diversas informações, tais como o número máximo de passageiros, número de tripulantes, localização dos equipamentos de salvatagem, saídas de emergência, quando aplicável, e telefone da empresa responsável pela embarcação, inclusive telefone da CaPitania, Delegacia ou Agência da área de jurisdição de operação da embarcação, de modo que haja a possibilidade do turista contactar a autoridade marítima em caso de necessidade ou para fazer denúncia de alguma irregularidade.


(Crédito de imagem/Idema RN)

Verifique se a se a embarcação possui o selo CADASTUR:
http://www.cadastur.turismo.gov.br/ 

Seja nas areias das dunas ou nas águas cristalinas, respeitar as regras e escolher operadores licenciados torna sua experiência no Rio Grande do Norte muito mais segura e prazerosa. Então, se prepare para a aventura – com segurança – e deixe o resto com as belezas naturais desse estado!

Informações:

Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Norte (Setur RN)
Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema RN) 
Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN)